Vestibular da UFSM já tem mais de 6 mil inscritos; prova será daqui a um mês

Vestibular da UFSM já tem mais de 6 mil inscritos; prova será daqui a um mês

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

Faltando um mês para o Vestibular de 2024 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), marcado para 13 e 14 de janeiro, a instituição está com inscrições abertas para o processo seletivo. Até o momento, são mais de 6,5 mil inscritos para concorrer a 1,8 mil vagas ofertadas nessa modalidade, conforme dados da Pró-Reitoria de Graduação. Escolas públicas e privadas e cursinhos preparatórios dão assistência a seus alunos. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Preparação em Escolas Estaduais 

Na descrição do titular da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), José Luis Eggres, o conteúdo dado nas escolas estaduais durante o ano segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela serve de base para as provas do Enem e Vestibular. Por isso, Eggres entende que a preparação contempla ambos os concursos. Ele detalha o atual estágio de expectativa nas instituições estaduais: 


– Nossas escolas estão realizando estudos de aprendizagem contínua, com foco nos alunos que ainda não alcançaram habilidades do ano que cursam. Os estudos são ofertados a todos os alunos. Uma vez que isso ocorre, fazemos uma retomada dessas habilidades, o que serve também para que este aluno enfrente a prova seja do Enem, seja do Vestibular.  


Preparação no ensino privado 

Maria Eduarda Pereira Vogt (à dir.), 17 anos, pretende cursar psicologia.

Ver seu nome na lista de aprovados para Psicologia na UFSM é o que faz a estudante de 17 anos do Colégio Fátima, Maria Eduarda Pereira Vogt, dedicar-se tanto neste período. Mesmo depois que finalizar o ano letivo, o momento é de revisar o conteúdo. 

– A rotina de estudo do Enem para o Vestibular mudou, porque são metodologias diferentes. Um é mais geral, e o outro é mais conteudista.  Uma revisão geral foi feita com todos os terceiros anos. No começo, foi focado muito no Enem e, agora, no Vestibular. 

Na escola, são 58 alunos no último ano. A maioria, conforme a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Claudia Gomes Athyde, 49 anos, irá fazer a prova dia 13 e 14 de janeiro. 

– As mudanças na grade curricular começaram a partir do segundo semestre de 2023. Nós nos reestruturamos para atender Vestibular e PSS. Os professores estão sendo mais detalhistas em explicações, como também nas cobranças – explica Claudia. 

No Colégio Marista Santa Maria, foi criado o Força Extra, um programa pedagógico especializado na preparação dos estudantes tanto para a UFSM, como para o Vestibular da UFRGS, entre outros. A coordenadora pedagógica do Ensino Médio da instituição, Carla Denise Machado Borba,  detalha as ações: 

– A proposta oferece um intensivo semanal gratuito para o Processo Seletivo Seriado (PSS), além de oficina de redação no contraturno das aulas e um programa de simulados com foco nas provas de ingresso ao ensino superior. 


Cursinho pré-vestibular  

Com um novo meio para o ingresso ao Ensino Superior, era esperado que houvesse maior movimento nos cursinhos preparatórios. No caso do Totem Vestibulares, a preparação para a edição de janeiro começou em agosto, com uma turmas chamadas Semi-Extensivo Enem/UFSM. Primeiro, elas preparavam para o Enem e, após prova, focava em revisar assuntos para a prova da UFSM.  

Diante da procura, o diretor e professor do Totem Vestibulares, Jader Escobar Nogueira, explica que turmas de Intensivo UFSM foram abertas em novembro. Essas aulas vão até dia 12 de janeiro.  

Além disso, turmas de Intensivo PSS1 também foram abertas – elas revisam assuntos só do 1º ano do Ensino Médio. 

Materiais didáticos como livro de mapas mentais e exercícios de provas passadas foram elaborados especificamente para aqueles que estão em turmas de Vestibular. 


UFSM aguarda fim das inscrições para os próximos passos 

Os estudantes de 18 anos, Manuella Brucker e Mateus Teixeira se preparam para a prova de janeiro.

Após a aplicação do Vestibular Extraordinário em 9 de julho de 2023, marcado pelo retorno depois de nove anos, a instituição repetirá o processo seletivo que, agora, é mais uma das formas de acesso à instituição. O reitor, Luciano Schuch, salienta que não é um processo novo, mas que está sendo adaptado desde a última edição. 

– No extraordinário a gente conseguiu colocar em prática de novo toda aquela potência, com a montagem de prova, organização e em um curto espaço de tempo. E, agora, com nosso vestibular ordinário, conseguimos atingir nosso objetivo de conectar região e universidade. 


Nesta edição, a organização espera um número muito maior de inscrições. São mais de 500 pessoas para a organização e gerenciamento de provas, as quais chegarão em outros Estados, por exemplo. 


Conforme Schuch, até o fim das inscrições, dia 22, o processo é documental. A próxima etapa será de análise dos locais para a prova. O reitor explica: 

– O campus sede absorve 10 mil inscritos com qualidade. Número acima disso, temos que buscar parceiros. Para isso, temos contato prévio com escolas municipais para poder realizar as provas, tentando concentrar em locais que permitem grande fluxo das pessoas.


Vestibular: benefícios para Santa Maria 

O movimento na semana de provas do vestibular é parte do representa a expectativa para Santa Maria e outras cidades com campus da UFSM, na percepção do presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas), Ademir José da Costa. 

– O retorno do vestibular faz com que as famílias gaúchas acabem alugando, comprando apartamento aqui com um ou mais filhos ingressando na instituição Sem ele, percebemos que a economia parou, os cursinhos pararam, as escolas privadas também. Todas as cadeias produtivas ganham quando o assunto é vestibular.  


Inscrição 

As inscrições para o Vestibular e Processo Seletivo Seriado (PSS) seguem até dia 22 de dezembro, neste link.  A taxa de inscrição é de R$ 80 e deve ser paga até 26 de dezembro. 

Para ter acesso ao sistema de inscrição, o candidato deverá ter cadastro no sistema de login único do governo federal (gov.br). O período para pedido de isenção segue até o dia 15 deste mês.  


Aplicação 

As provas deverão ser aplicadas nos dias 13 e 14 de janeiro de 2024, em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

No Estado, os locais serão Santa Maria, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul. Já em Santa Catarina e Paraná, serão nas capitais Florianópolis e Curitiba, respectivamente.


Como serão as provas

Ambas as provas, Vestibular e PSS, vão ser divididas em avaliações iguais e realizadas simultaneamente. Cada dia terá 40 questões, além da redação. O número de questões referente a cada área do conhecimento também pode ser acessado no site da Prograd.

  • 13 de janeiro  – PSS 1 + Prova 1 do vestibular – 13h30min às 16h30min (3 horas)
  • 14 de janeiro (manhã) – Prova 2 do vestibular – 8h às 11h (3 horas)
  • 14 de janeiro (tarde) – Prova 3 do vestibular + redação – 13h30min às 18h30min (cinco horas)


Vagas 

Ao todo, serão ofertadas 1.831 para ingresso em 2024:

  • 122 vagas para os cursos lotados no Campus UFSM de Cachoeira do Sul
  • 120 vagas para os cursos lotados no Campus de Frederico Westphalen
  • 127 vagas para os cursos lotado no Campus UFSM de Palmeira das Missões
  • 1.462 vagas para os cursos lotados no campus sede de Santa Maria


Inscrição para treineiros

Candidatos que estejam no 2° ano do Ensino Médio podem se inscrever como treineiros. O participante “treineiro” estará submetido às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados da nota de redação, que, segundo a UFSM, serão divulgadas após a publicação da classificação final, em data a ser definida. Mais informações podem ser conferidas aqui.


Vestibular da UFSM

Edital completo: clique aqui

Manual do Candidato: clique aqui


Processo Seletivo Seriado (PSS)

Edital completo: clique aqui

Manual do candidato: clique aqui


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dívida do Fies poderá ser abatida com prestação de serviço público Anterior

Dívida do Fies poderá ser abatida com prestação de serviço público

Inscrições para cadastro temporário de professores, servidores e especialistas da rede estadual se encerram na próxima semana Próximo

Inscrições para cadastro temporário de professores, servidores e especialistas da rede estadual se encerram na próxima semana

Educação